O "Brexit" explicado em aula aberta na Universidade Lusíada.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 10 de outubro de 2016/Categorias: Notícias, FCHS

Rate this article:
Sem classificação
"Brexit means Brexit", as palavras proferidas pela primeira-ministra britânica, Theresa May, quando questionada acerca do significado do resultado do referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, foram o mote para uma aula aberta promovida pelo Prof. Doutor Vítor Manuel Ramon Fernandes, regente da unidade curricular de "Organizações políticas internacionais" da licenciatura em Relações Internacionais, no dia 10 de Outubro de 2016, na Universidade Lusíada de Lisboa.



A prelecção foi centrada na complexidade deste processo, eventualmente longo, caso o Reino Unido e os países comunitários não cheguem a um acordo unânime, e de consequências ainda imprevisíveis, tanto para a Europa como para as fronteiras internas daquele Estado-membro.

O número 2, do artigo 50, do Tratado de Lisboa refere que "Qualquer Estado-Membro que decida retirar-se da União notifica a sua intenção ao Conselho Europeu", constituindo assim o meio que traduzirá, de forma legal e formal, a vontade demonstrada pelos ingleses, escoceses, norte-irlandeses e galeses nas urnas.

página web | calendário | fotogaleria
Print

Número de visualizações (1134)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Mais endereços

Please login or register to post comments.