Os Espacialistas no site da Lusíada

Autor: Helder da Rocha Machado/quarta-feira, 18 de março de 2015/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação

No curso e decurso do ensino da arquitectura é desenvolvida a noção espaço como sua matéria-prima. A Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa poder-se-á orgulhar e afirmar que no seio do seu próprio espaço nasceram os seus Espacialistas. Na fundação deste colectivo artístico habitam os princípios do seu espaço de acolhimento; a descoberta da sua vocação coincide com o processo de construção do lugar de encontro que lhe deu origem. O que Os Espacialistas nos revelam é, fundamentalmente, o potencial ilimitado das relações espaciais e, deste modo, das relações humanas.

Pensar o ilimitado é fundamental para olhar para o futuro sem medo; o futuro da arquitectura, o nosso, o de todos. Consequentemente, porque resultado de um posicionamento temerário, cada projecto deste colectivo artístico oferece-nos uma leitura crítica irónica, humorística e concentrada do espaço arquitectónico, libertando-o dos preconceitos que o tornam por vezes interdito. A atitude performativa d’Os Espacialistas celebra a sua abertura; porque a arquitectura é isso mesmo, o espectáculo que ninguém exclui.

Com efeito, ilimitado tornou-se também o número de elementos integrantes. A formação original de quatro elementos, entre os quais docente e antigos estudantes da nossa Faculdade, todos com formação em arquitectura, conta com renovadas participações, de maior a menor permanência que, literalmente, corporizam cada projecto. Em cada projecto, por sua vez, poder-se-ão encontrar as relações que virão a definir o projecto seguinte, como um único movimento que procuraremos documentar, futuramente, aqui no Portal da Universidade Lusíada de Lisboa.

A partir deste espaço, criamos, desde já, a [híper]relação com o próximo projecto d’Os Espacialistas, desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da celebração do início da Primavera, com lugar nos seus Jardins, no próximo dia 21 de Março de 2015.


Texto de: Madalena Folgado Costa
Fotografia de: Os Espacialistas

entrevista | facebook

Print

Número de visualizações (2204)/Comentários (0)

Mais endereços

Please login or register to post comments.