Atelier Rua apresenta retrospectiva da sua obra.

Autor: Jorge Carvalho/sexta-feira, 21 de janeiro de 2022/Categorias: Eventos, FAA

Rate this article:
Sem classificação

O Núcleo de Arquitectura da Universidade Lusíada (NAUL) organizou uma conferência com os representantes do Atelier Rua, constituído maioritariamente por arquitectos licenciados pela Universidade Lusíada, que decorreu no dia 16 de Dezembro de 2021, e que contou com a apresentação da Prof.ª Doutora Arqt.ª Helena Botelho, directora da Faculdade de Arquitectura e Artes, e da estudante Ana Margarida Blanco Guedes, Presidente do NAUL.


Ilustração –  Da esquerda para a direita: Arqt. Francisco Pelíca Garcia de Freitas e Arqt. Luís da Costa Belo Valente.(© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021)


Nesta conferência, os arquitectos Francisco Pelíca Garcia de Freitas e Luís da Costa Belo Valente, membros dos "Rua", como gostam de ser chamados, começaram por apresentar o Atelier, onde falaram sobre a sua matriz comunitária de trabalho, salientando que a autoria é, na arquitectura contemporânea, cada vez mais, uma questão colectiva, afastando-se da organização habitual dedicada ao atelier uninominal, face à complexidade de projectar e construir nos tempos actuais.


Ilustração – Perspectiva do auditório (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).


Posteriormente, foram exibidos alguns dos seus trabalhos recentes, que se centram mais na reabilitação de edifícios do que na nova construção, mas também alguns dos seus trabalhos iniciais, provindos dos resultados dos concursos em que se apresentavam nos primeiros anos, destacando a importância que tiveram para a consolidação do Atelier Rua.


página web | calendário | fotogaleria

_____________________________________________________
Fotografia do banner:  (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).
Print

Número de visualizações (157)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.