Novidade editorial: Arquitetura assistencial luso-brasileira da idade moderna à contemporaneidade.

Autor: Ana Rita Ribeiro/segunda-feira, 17 de janeiro de 2022/Categorias: Novidades editoriais

Rate this article:
Sem classificação

"Arquitetura assistencial luso-brasileira da idade moderna à contemporaneidade: espaços, funções e protagonistas" é o nome da publicação que reúne algumas das comunicações apresentadas no colóquio internacional homónimo, realizado no dia 9  de Novembro de 2015 na Universidade de Lisboa e no dia 10 de Novembro na Universidade Lusíada.

As comunicações contemplam o entendimento da arquitectura assistencial no contexto do espaço luso-brasileiro, possibilitando a abordagem global e pluridisciplinar com a caracterização das várias tipologias arquitectónicas associadas. De acordo com os prefaciadores da obra, "a compreensão da arquitetura como resultado de uma funcionalidade concreta e do imaginário e repertório estético dos encomendadores, mesclando instituições e personalidades, deve somar-se aos estudos dedicados à conservação e restauro destes espaços, refletindo intersecções entre ideais e técnicas antigas e contemporâneas. As questões estéticas, nomeadamente a relação luso-brasileira nos projectos dos edifícios assistenciais, os modelos e intervenientes que influenciaram o pensamento, ação e definição das estruturas da saúde em diferentes períodos históricos e o papel dos encomendadores nas feições do espaço assistencial, são alguns dos tópicos de maior relevo (Miranda e Pinho, 2020, p. 7)."

A organização deste colóquio contou com a colaboração do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD) da Universidade Lusíada, nomeadamente através da participação dos mestres João Manuel Castela Cravo e Maria João Baptista Bonina Grilo.

A publicação está disponível em edição on-line e em papel e é financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto «UID/04026/2020» (CITAD). O livro está, também, disponível em acesso aberto no Repositório das Universidades Lusíada de Lisboa.

base lusíada | rul - texto integral | calendário | página web

Print

Número de visualizações (101)/Comentários (0)

Tags: CITAD
Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.