Exposição fotográfica do Professor Ricardo Zúquete na Estação do Rossio.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 22 de novembro de 2021/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

Prof. Doutor Arqt. Ricardo Zúquete, docente da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado)é o autor de um projecto fotográfico ligado ao teatro, intitulado "Le regard et l’excédent", que está em exposição, de 11 de Novembro a 15 de Dezembro de 2021, na Sala do Rei da Estação do Rossio, com a curadoria de André de Quiroga.


Ilustração  – Cartaz da exposição "Le regard et l’excédent".

Esta exposição, que deriva do entusiasmo do Arqt. Ricardo Zúquete pelo teatro, mostra o resultado de um projecto fotográfico ao redor de três peças: "À espera de Godot”, por Luís Vicente; "E morreram felizes para sempre", de Nuno Moreira e Ana Padrão; e "Tragédia optimista", de Rodrigo Francisco.

O registo fotográfico obtido durante os ensaios corridos destas peças forneceram a matéria prima para este exercício documental, onde, segundo a opinião do autor, incorporado nos conceitos expressivos e na narrativa teatral "[...] muito é dito no gesto mudo, no olhar perdido, intenso, num excedente que cria a atmosfera de um argumento, de uma história que nos marca, que nos comove ou provoca. Este processo fotográfico é a procura sensível desse registo do olhar e do excedente que é, no fundo, a complexidade da cultura e da sua expressão humana [...]".

________________________________________________________________________________
Nota: fotografia do banner – Imagem cedida pelo Prof. Doutor Arqt. Ricardo José do Canto Moniz Zúquete.

Print

Número de visualizações (311)/Comentários (0)

Tags:
Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.