Professor Fabio Carbone apresenta seminário sobre a promoção da paz através do turismo.

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 16 de novembro de 2021/Categorias: Notícias, FCEE

Rate this article:
5.0

No dia 9 de Novembro de 2021, realizou-se, na Universidade Lusíada, o seminário intitulado "Turismo: veículo de paz", organizado pela Prof.ª Doutora Michelle Lins de Moraes, docente da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa e investigadora do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), no âmbito da unidade curricular de "Introdução à Problemática do Turismo" da licenciatura em Gestão do Turismo.

Destinado aos estudantes da referida unidade curricular, o seminário teve como orador o Prof. Doutor Fabio Carbone, docente da unidade curricular de "International Tourism Management" da Coventry University (Reino Unido) e embaixador global do International Institute for Peace through Tourism (Estados Unidos da América).

No evento, que teve como objectivo discutir aspectos inerentes à promoção da paz através do turismo, o Professor Fabio Carbone explicou que o debate sobre a relação entre o turismo e a promoção da paz assenta, tradicionalmente, na ideia de que, através das viagens e das experiências directas com culturas diferentes, a população mundial passa a conhecer-se, entender-se e respeitar-se mais, logo, a transformar o mundo num lugar mais pacífico. O Professor Fabio Carbone observa, porém, que a realidade é bem mais complexa e que a experiência demonstra que, muitas vezes, o turismo não só não é veículo de paz, como pode até tornar-se promotor de novos conflitos (como no caso do overtourism). De acordo com o orador, chega-se à conclusão de que o turismo é apenas, potencialmente, um veículo de promoção da paz e que várias são as precondições necessárias para que tal aconteça. Para tal, segundo o Professor Fabio Carbone, é necessário sensibilizar a indústria para um higher purpose of tourism e, do ponto de vista académico, é preciso explorar, de forma mais arrojada, as possíveis dinâmicas subjacentes aos processos de promoção da paz através do turismo.

_______________________________________________________

Nota 1: notícia elaborada com o apoio da Prof.ª Doutora Michelle Lins de Moraes e do Prof. Doutor Fabio Carbone.
Nota 2: fotografia do banner retirada do LinkedIn do Prof. Doutor Fabio Carbone.

Print

Número de visualizações (310)/Comentários (0)

Tags: COMEGI
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.