CITAD expõe peça de ensaio no jardim da Universidade Lusíada, no âmbito de projecto de investigação liderado pelo Professor Alberto Reaes Pinto.

Autor: Rita Neto Marques/segunda-feira, 6 de setembro de 2021/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação

No contexto do projecto de investigação "Argamassas com menor impacto ambiental para impressão 3D com braço robótico, para a indústria da construção", coordenado pelo Prof. Doutor Arqt. Alberto Reaes Pinto, director do Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD), e com a participação do Mestre Arqt. Bruno Duarte Dias, investigador da mesma unidade orgânica, encontra-se em exposição, no jardim da Universidade Lusíada, uma peça de um ensaio resultante do referido projecto.



Ilustração 1 – Pormenores da peça em exposição (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).


A peça exposta contou, igualmente, com a participação do Arqt. Brimet da Silva, como co-autor do design, e do Eng. Bruno Lobo, como suporte técnico da Weber, sendo que este projecto tem como parceiros a Weber Holanda e a Saint-Gobain Weber Portugal.



Ilustração 2 – Pormenores da peça em exposição (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).


O projecto encontra-se na fase experimental inicial, na qual se pretende utilizar argamassas (futuramente de baixo carbono) segundo o processo construtivo de impressão 3D com braço robótico para a execução de paredes de edifícios na indústria da construção.



Ilustração 3 – Pormenores da peça em exposição (© Fundação Minerva • Jorge Lopes Carvalho, 2021).


De acordo com o Professor Alberto Reaes Pinto, "actualmente, na Europa, já existem algumas experiências neste sentido, de construção no local, em universidades e empresas, e desconhecemos esta investigação a nível nacional. Este troço de parede é apresentado não literalmente representando uma parede, mas representando uma peça com potencialidades de execução nessa conformidade e com presença visual – poderia ser interpretado, também, como uma peça de escultura menos tradicional ou de arte pública, mas, sobretudo, como uma actividade experimental do CITAD".

_______________________________________________________
Nota: notícia elaborada com o apoio do Prof. Doutor Arqt. Alberto Reaes Pinto.
Print

Número de visualizações (392)/Comentários (0)

Tags: CITAD
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.