COMEGI promove o webinar "As estatísticas do desporto".

Autor: Rita Neto Marques/quinta-feira, 1 de outubro de 2020/Categorias: Notícias, FCEE

Rate this article:
Sem classificação

No âmbito do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), no dia 24 de Setembro de 2020, realizou-se o webinar "As estatísticas do desporto", com a organização do Prof. Doutor Fernando José Santos Tenreiro, investigador do COMEGI, e da Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita, coordenadora da licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas, da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada.

O Prof. Doutor Fernando Tenreiro e a Dr.ª Teresa Saraiva de Sousa, do Instituto Nacional de Estatística, IP (INE), foram os oradores do evento, que contou com a moderação da Prof.ª Doutora Túlia Cabrita.

Na sua apresentação, o Prof. Doutor Fernando Tenreiro começou por apresentar a definição dos conceitos de estatísticas e de desporto, sugerindo, depois, a existência de três áreas – o que influencia o desporto, o desporto e o quadro institucional de um Modelo de Desporto –, após o que destacou a hipótese de se conceber um Sistema Estatístico do Desporto. No final da sua intervenção, o investigador abordou as áreas de Big Data e Inteligência Artificial enquanto novas realidades aplicadas em projectos nacionais e no Brasil.

O Sistema Estatístico Nacional, a missão do INE e de outras organizações foram os temas primeiramente abordados pela Dr.ª Teresa Saraiva de Sousa na sua comunicação. A oradora identificou, também, as estatísticas que estão relacionadas com o desporto – obtidas através dos canais administrativos, bem como dos inquéritos a outros sectores e áreas sociais –, referindo as reservas do INE quanto a um futuro investimento nas estatísticas do desporto fora do seu quadro actual.

Após as intervenções, houve um espaço de debate, tendo os participantes abordado questões relacionadas com as três áreas referidas pelo Prof. Doutor Fernando Tenreiro na sua apresentação, de onde ressaltaram cinco grandes ordens de preocupação de política desportiva:

  1. Ter em atenção/focar a generalização da prática desportiva e a fileira de produção desportiva, assegurando práticas desportivas de qualidade no interesse maior dos seus praticantes.
  2. Promover e proteger as organizações que produzem desporto, densificando a qualidade da produção de valor acrescentado desportivo.
  3. Valorizar as condições de produção desportiva quanto aos professores de educação física e treinadores, infra-estruturas desportivas e financiamento, entre outros.
  4. Reflectir sobre o crescimento, o desenvolvimento e o envelhecimento da população a longo prazo, no que respeita ao quadro institucional, onde se encontram os objectivos, a estratégia, o planeamento e a programação.
  5. Valorizar o contributo da Academia e das ciências do desporto na formulação das políticas desportivas baseadas em factos, como propôs a Comissão Europeia.

No que respeita às estatísticas, o debate suscitou dois níveis de actuação:

  1. O nível conceptual e de longo prazo – a emergência de um quadro conceptual das estatísticas do desporto que acompanhe da base ao topo a decisão dos produtores de desporto.
  2. A emergência da resolução de desafios de curto prazo – a gravidade de aspectos específicos nacionais, como a falência de clubes e de federações, o desconhecimento dos dados da fileira da prática desportiva, da recreação ao alto rendimento, a compreensão aprofundada do financiamento do desporto português e da eficácia dos seus impactos na produção de desporto.

Daqui se conclui que o projecto das estatísticas do desporto deve ser um projecto em que todos ganham no desporto português: federações, empresas, Academia e Estado.

página web | calendário | fotogaleria
_______________________________________________________
Nota: notícia elaborada com o apoio do Prof. Doutor Fernando Tenreiro.
Print

Número de visualizações (28)/Comentários (0)

Tags: COMEGI
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.