Universidades Lusíada: as aulas continuam em todos os ciclos e cursos.

Autor: Helder da Rocha Machado/sábado, 21 de março de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
3.1
Desde o início desta semana (17 de Março) que a regularidade do funcionamento das aulas está garantida em todos os cursos e ciclos de estudos pelo recurso a plataformas de videoconferência que permitem o ensino, a aprendizagem e a avaliação através do contacto directo entre professores e estudantes.

O momento excepcional e de emergência que o país vive, certamente um dos mais graves da sua História, impõe a todos um acréscimo de responsabilidade colaborando com o Estado e com todos os restantes cidadãos no rigoroso cumprimento das orientações sanitárias e de segurança que os poderes públicos impõem.

Nesse sentido, as Universidades Lusíada cumprindo com essas determinações suspenderam as aulas presenciais aconselhando que estudantes e professores se mantivessem recolhidos nas suas casas. Mas tal não significou a interrupção das actividades lectivas de ensino, aprendizagem e avaliação. Graças à rápida implementação  de um sistema de videoconferência, desde a passada terça-feira, dia 17 de Março, estudantes e professores ligaram-se e mantiveram nos seus horários habituais as aulas teóricas, práticas e tutoriais em todas as suas formações e ciclos de estudos (licenciaturas, mestrados integrados, mestrados e doutoramentos). De momento, cerca de 6.000 estudantes e 300 professores da nossa comunidade académica mantêm-se activamente envolvidos no ensino e na aprendizagem, tendo por referência a bem sucedida conclusão do presente ano lectivo. Ainda que não seja previsível, de momento, quando e em que circunstâncias a actual situação de crise terminará, a verdade é que as Universidades Lusíada aprovaram já um regime excepcional de avaliação contínua compatível com o ensino a distância e o sistema de e-Learning, preparando assim o caminho para que o 2.º semestre não fique em causa do ponto de vista da regularidade das actividades lectivas.
Print

Número de visualizações (2849)/Comentários (0)

Please login or register to post comments.