Estudante da Lusíada sagra-se campeã nacional universitária de tiro com arco recurvo.

Autor: Rita Neto Marques/quarta-feira, 4 de março de 2020/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
5.0

A licenciada Inês Filipa Lourenço da Cunha, estudante do mestrado em Design da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada, sagrou-se campeã nacional universitária de tiro com arco recurvo indoor, em representação da Associação Académica da Universidade Lusíada de Lisboa.




Ilustração 1 – Acessórios e componentes do arco recurvo (Federação Portuguesa de Tiro com Arco, [s.d.]).


A competição, que se realizou no dia 29 de Fevereiro de 2020, no Pavilhão da Escola Secundária de Caneças, foi promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e contou com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, da Federação Académica de Lisboa, da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.

O tiro com arco é uma modalidade desportiva em que o praticante, também designado por arqueiro, utiliza um arco com o objectivo de atirar flechas a um alvo.

Nesta prática, que alia as competências de controlo, foco, repetição e determinação, é possível usar o arco recurvo ou o arco compound.


HTML5 Vídeo

Ilustração 2 – Vídeo que retrata a modalidade de tiro com arco (World Archery, [s.d.]).


Em Portugal, a FADU é a entidade que incentiva e organiza o desporto no âmbito do ensino superior, defendendo que o desporto consiste numa ferramenta na formação e na educação. Actualmente, conta com mais de 8 mil praticantes filiados, entre 50 modalidades, tendo já sido galardoada 5 vezes com o prémio de federação mais activa da Europa (2013, 2014, 2015, 2017 e 2018), atribuído pela European University Sports Association.

__________________________________________________
Fotografia do banner: Federação Académica do Desporto Universitário, 2020.

Print

Número de visualizações (872)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.