Chanceler das Universidades Lusíada e investigadores do CLIPIS e do COMEGI apresentam palestras em São Tomé e Príncipe.

Autor: Rita Neto Marques/terça-feira, 4 de fevereiro de 2020/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação

O Prof. Dr. João Duarte Redondo, Chanceler das Universidades Lusíada e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, e investigadores do Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS) e do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) estiveram presentes em São Tomé e Príncipe, de 27 a 31 de Janeiro de 2020, no âmbito de uma conferência internacional promovida pela Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e pelo Governo Regional do Príncipe, com o apoio das referidas unidades de investigação.

O Prof. Dr. João Duarte Redondo, o Prof. Doutor José Francisco Pavia (coordenador do CLIPIS), a Prof.ª Doutora Paula Rodrigues (investigadora do COMEGI) e o Mestre Miguel Guerreiro (investigador do COMEGI) apresentaram palestras sobre a justiça no Estado de Direito, o impacto da economia azul nos pequenos Estados insulares, as empresas familiares e a economia sustentável, o impacto das alterações climáticas nos pequenos Estados insulares e o IVA, temas de elevada importância para a actual conjuntura económica e social são-tomense.




Ilustração 1 – Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 1. Mestre Julieta Isidro Rodrigues, Ministra da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, acompanhada por representantes da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e das Universidades Lusíada de Portugal, na sequência da assinatura de um acordo entre a Fundação Minerva e o Governo de São Tomé e Príncipe; 2. Prof.ª Doutora Paula Rodrigues, Prof. Dr. João Duarte Redondo, Dr. José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe, Dr. Higino Pereira Santiago, Secretário Regional da Educação, Saúde e Inclusão Social do Governo Regional do Príncipe, e Prof. Doutor José Francisco Pavia; 3. Pormenor do almoço realizado na residência oficial do Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe: Mestre Miguel Guerreiro, Prof. Doutora Paula Rodrigues, Prof. Dr. João Duarte Redondo, Embaixador Vilmar Rogeiro Coutinho Júnior, Prof. Doutor José Francisco Pavia, Arqt. Liberato da Mata Moniz e Embaixatriz do Brasil; 4. Pormenor de uma palestra do Prof. Doutor José Francisco Pavia.


No dia 27 de Janeiro, o evento realizou-se na ilha do Príncipe e contou com as intervenções do Prof. Dr. João Duarte Redondo, do Prof. Doutor José Francisco Pavia, da Prof.ª Doutora Paula Rodrigues e do Mestre Miguel Guerreiro.


HTML5 Vídeo


Ilustração 2 – Cobertura televisiva da conferência (Televisão São-tomense [TVS], 2020).


No dia 30 de Janeiro, na ilha de São Tomé, as apresentações estiveram a cargo da Prof.ª Doutora Paula Rodrigues e do Mestre Miguel Guerreiro.


HTML5 Vídeo


Ilustração 3 – Cobertura televisiva da conferência (Televisão São-tomense [TVS], 2020).


O Dr. José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe, e o Dr. Osvaldo Abreu, Ministro das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente de São Tomé e Príncipe, estiveram, também, presentes nos eventos da ilha do Príncipe e da ilha de São Tomé, respectivamente, e sublinharam a importância da partilha de conhecimentos e de experiências, bem como do debate acerca dos temas apresentados.

Esta conferência, organizada anualmente e que este ano se centrou no impacto fiscal numa economia sustentável, teve como objectivo ampliar o conhecimento dos benefícios das empresas familiares, visando a melhoria da economia de São Tomé e Príncipe.

Print

Número de visualizações (635)/Comentários (0)

Tags:
Rita Neto Marques
Rita Neto Marques>

Rita Neto Marques

Other posts by Rita Neto Marques

Please login or register to post comments.