Professor Luís Valadares Tavares debate o reinventar dos centros urbanos através do novo ecossistema digital: SMARKETCITY.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
class=

O Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) iniciou, no dia 29 de Maio de 2020, um ciclo de videoconferências denominado "COMEGI - Research Talks", com o propósito de debater e apresentar as matérias de investigação em curso pelos membros da referida unidade de investigação. 

No dia 19 de Fevereiro de 2021, realizou-se a quarta edição deste ciclo de videoconferências com a palestra do Prof. Doutor Eng. Luís Valadares Tavares, dedicada ao tema "Como reinventar os centros urbanos através do novo ecossistema digital: SMARKETCITY."

Neste evento, que decorreu on-line através da plataforma Zoom, o orador abordou vários pontos relevantes para o fomento da economia local com o mote da transformação digital, preconizada pela plataforma "Smarketcity", que aspira a responder aos desafios e impactos com que as empresas e entidades locais se deparam diariamente face à crescente competitividade entre as cidades. Segundo o orador, esta competição assenta principalmente na qualidade dos seus centros urbanos e sua qualidade de vida, no nível de qualificação da sua população, no seu dinamismo e na capacidade de inovação.

O Professor Luís Valadares Tavares explicou que na actual sociedade digital, que começa a transaccionar preferencialmente em marketplace, uma grande parte dos agentes económicos acedidos estão situados em outros países, com diferentes economias de escala e afastados da nossa realidade empresarial local.

Como reinventar a actividade económica destes centros urbanos, valorizando os seus agentes e o seu património histórico, tirando partido da tecnologia digital, é, pois, um desafio que carece de reflexão e iniciativa por parte dos comerciantes, dos empresários e dos municípios, em consequência da vasta oferta proporcionada aos consumidores.

Após esta exposição, seguiram-se as intervenções do Prof. Doutor Manuel Alberto Ramos Maçães e do Prof. Doutor Pedro Miguel Araújo Rodrigues, durante um evento que durou cerca de 2 horas, e que teve a moderação da Prof.ª Doutora Paula Cristina Lopes Rodrigues.

página web | calendário | fotogaleria

Print

Número de visualizações (310)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.