O Centro de Documentação Europeia da Universidade Lusíada participou na reunião das redes de Centros de Informação Europe Direct e de Centros de Documentação Europeia, realizada nos dias 19 e 20 de Outubro de 2017, nas instalações da
Representação da Comissão Europeia em Portugal e no
Caleidoscópio.
O encontro teve início na tarde do dia 19, com as intervenções de Sofia Colares Tavares (Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal) e de Pedro Valente da Silva (Chefe do Parlamento Europeu - Gabinete de Portugal). Apresentaram o actual contexto político da União Europeia (UE) e enfatizaram os temas mais actuais, como o futuro da UE, a questão da migração, entre outros. De seguida, João Faria, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, fez uma intervenção sobre o SOTEU (State of the European Union) intitulada "Estado da União - 2017: uma União de valores, uma União mais coesa, mais forte e mais democrática". Para uma União que chegue a todos é necessária uma Europa que seja uniforme para todos, com os mesmos princípios políticos, económicos e sociais. Só assim será possível uma partilha de valores, criando uma verdadeira cidadania europeia, e desenvolver um verdadeiro projecto único europeu.
Catarina Dantas Machado, também da Representação, apresentou uma comunicação sobre o Plano de Investimentos para a Europa, mecanismo que visa eliminar obstáculos ao investimento, dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projectos de investimento e utilizar, de forma mais eficiente, os recursos financeiros.
Antes do encerramento do primeiro dia de trabalhos, houve ainda tempo para a apresentação do
Ano Europeu do Património Cultural - 2018, a cargo de Teresa Vilela, da Representação. Maria José Rosa Mendes, também da Representação, fez uma breve abordagem às grandes campanhas de comunicação da Comissão Europeia até 2019.
O segundo dia de reunião foi dedicado à comemoração do 30.º aniversário do programa
Erasmus+. Após a sessão de abertura, por parte de Sofia Colares Tavares, Alice Cunha e Yvette Sobral dos Santos, investigadoras do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, apresentaram os resultados do relatório "
Erasmus'30: história do programa e participação dos estudantes portugueses", o primeiro estudo sistematizado e exaustivo que evidencia a participação dos estudantes portugueses neste programa.
A fechar o evento, João Nuno Assunção, jornalista da SIC, moderou uma mesa redonda onde foram apresentadas várias perspectivas dos 30 anos de Erasmus, uma experiência única para a formação científica e cultural dos cidadãos europeus. A mesa redonda era composta por Sofia Colares Tavares, Maria Fernanda Rollo (Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Gustavo Alva-Rosa (Técnico Superior da Agência Nacional Erasmus+), Filomena Marques Carvalho (Coordenadora Institucional do Erasmus+ da Universidade de Coimbra) e Gil Gonçalves (responsável pela Mobilidade Erasmus+ do Instituto Politécnico de Bragança). A mesa redonda foi, também, dinamizada pela partilha de dois testemunhos presenciais de jovens estudantes portuguesas que já participaram no referido programa e através do visionamento de pequenas
reportagens que foram suscitando questões para debate.
sítio web |
fotogaleria |
facebook rpcde