Professor Diamantino Durão distinguido com a medalha de mérito científico.

Autor: Ana Rita Ribeiro/segunda-feira, 17 de julho de 2017/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
O antigo Reitor da Universidade Lusíada e actual Reitor Honorário, Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão, foi distinguido, no passado dia 3 de Julho de 2017, com a medalha de mérito científico pelo Prof. Doutor Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante o encontro Ciência 2017.



O Prof. Doutor Eng. Diamantino Durão foi reconhecido pelo desenvolvimento da tecnologia de velocimetria laser e aplicação à mecânica de fluídos, tema central da sua tese de doutoramento defendida no Imperial College of Science, Technology and Medicine, em 1977, a primeira tese portuguesa sobre a temática em causa. Entre outras aplicações, esta tecnologia foi decisiva para a criação dos motores dos aviões Concorde.

Após a cerimónia de agraciação, o Prof. Doutor Eng. Diamantino Durão concedeu uma entrevista à organização do evento, onde explicou, de uma forma breve, o seu percurso científico e o desenvolvimento da velocimetria laser.



A cerimónia, que distinguiu 17 personalidades portuguesas e estrangeiras que contribuíram para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal, decorreu no Centro de Congressos de Lisboa.

Recorde-se que o Prof. Doutor Eng. Diamantino Durão licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em 1969. Após concluir a tese de doutoramento, torna-se docente universitário do referido Instituto, instituição da qual viria a ser, também, presidente durante o período de 1993-2000. Durante os anos de 2003-2014, foi Reitor da Universidade Lusíada.

Fora da academia desempenhou o cargo de Ministro da Educação no XII Governo Constitucional (31 de Outubro de 1991 e 19 de Março de 1992) e foi membro de vários Conselhos de Administração, dos quais se destaca a Presidência do Conselho do Taguspark (1996-2004).

Print

Número de visualizações (947)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.