Professora Manuela de Oliveira participou em conferência internacional sobre investigação operacional em Quebeque.

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 11 de julho de 2017/Categorias: Notícias, FCEE

Rate this article:
3.7

A docente da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada de Lisboa, Prof.ª Doutora Manuela Maria Cardoso de Oliveira, participou, em Julho de 2017, na 21.ª conferência trienal da International Federation of Operational Research Societies (IFORS) que teve lugar no Québec City Convention Centre, localizado no centro desta cidade canadiana, património mundial da UNESCO.

O trabalho que a Professora Manuela de Oliveira apresentou no dia 18 de Julho, com o título "Forecasting of bivalve landings with multiple regression and data mining: The case of the Portuguese artisanal dredge fleet", versou, segundo a autora, sobre a optimização de processos da pesca artesanal em Portugal, "[...] mais em concreto no desenvolvimento de modelos de previsão do rendimento das embarcações, recorrendo a técnicas de data mining".

O IFORS é uma organização criada em 1955, composta actualmente por cerca de 50 sociedades localizadas em vários continentes. O primeiro fórum internacional realizou-se em 1957, no Reino Unido, e em 1993 foi a vez de Lisboa receber este evento. Estas reuniões científicas congregam investigadores, académicos, profissionais e estudantes de todo o mundo e têm como objectivo discutir questões relacionadas com investigação operacional.

Na edição deste ano, que decorreu no período de 17 a 21 de Julho, além das áreas tradicionais como optimização, simulação e apoio multicritério à decisão, houve também espaço para aplicações de investigação operacional nos segmentos militar, de defesa e segurança, seguindo a temática central da conferência: "OR / Analytics for a Better World".

A comunicação da Professora Manuela de Oliveira foi publicado na Elsevier, e estará disponível para download gratuito até ao dia 14 de Setembro de 2017. A Elsevier é uma das editoras mais reputadas da actualidade ao nível da literatura científica, tendo como público-alvo as instituições académicas e de investigação.

Print

Número de visualizações (603)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.