Sessão de boas-vindas aos novos alunos da Lusíada.

Autor: Jorge Carvalho/quinta-feira, 22 de setembro de 2016/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
No dia 21 de Setembro de 2016, a Universidade Lusíada de Lisboa (ULL) realizou uma sessão de boas-vindas a todos os alunos admitidos no 1.º ano dos vários cursos de licenciatura.
 
Os novos alunos foram recebidos pelas principais individualidades académicas, tais como: o Magnífico Reitor, os Directores de faculdade e de instituto, os Coordenadores de curso, os docentes e o Presidente da Associação Académica, Senhor Francisco Alexandre Nascimento Antunes.



O Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins, Reitor da ULL, deu início à sessão por volta das 12H00. Perante um auditório composto por vários alunos, o Reitor começou por dar as boas-vindas aos estudantes nesta nova fase das suas vidas que será, sem dúvida, um estágio de preparação superior para a vida profissional. O processo de Bolonha alterou significativamente o paradigma do ensino superior, tendo colocado a figura do aluno no centro da actividade académica. Como tal, o Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins apelou para o desenvolvimento de uma autonomia de trabalho, no que se refere ao processo de aprendizagem. O aluno da ULL, do ponto de vista pedagógico, deve preparar as aulas com antecedência, apostar numa participação activa na sala de aula e tirar o máximo partido das vantagens da avaliação contínua.
 
Foi, também, relembrado que a Universidade é um marco fundamental na formação cívica e cultural dos cidadãos, pelo que os alunos recém-chegados devem procurar participar activamente na vida universitária, através da associação de estudantes e dos núcleos estudantis, e em actividades de extensão cultural, como congressos e outros eventos realizados ao longo do ano lectivo.
 
 
No final da sua mensagem, o Reitor referiu que todos os órgãos académicos, corpo docente e staff administrativo estarão ao dispor para apoiar e acompanhar a integração dos novos alunos.
 
Após esta intervenção, foi dada a palavra aos directores de faculdade e de instituto que apresentaram os respectivos cursos e deram, também, as boas-vindas aos novos alunos do 1.º ciclo de estudos. No seguimento da sessão, o Dr. Pedro Salreu apresentou a figura do Provedor do Estudante, a quem os alunos podem recorrer para resolver eventuais problemas de âmbito académico.
 
Antes do encerramento da sessão de boas-vindas, o Prof. Dr. Ricardo Luís Leite Pinto, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, entidade instituidora da ULL, referiu que a integração dos novos alunos é já uma tradição na história da Universidade. Como responsável pelas relações estudantis, o Prof. Dr. Ricardo Leite Pinto é também uma figura a quem os alunos podem recorrer para a resolução de problemas. Por último, apelou, também, à participação activa na vida académica, através da realização de actividades e da intervenção nos núcleos de estudantes.
 
Print

Número de visualizações (720)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Documentos para transferir

Mais endereços

Please login or register to post comments.