Masterclasses com Guto Lucena sobre improvisação e música brasileira.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 22 de outubro de 2018/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação
O músico brasileiro Guto Lucena foi o convidado do Prof. Doutor Massimo Cavalli, coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, para duas masterclasses realizadas nos dias 22 e 23 de Outubro de 2018.

Na primeira masterclass, cujo mote foi a improvisação, o músico esteve à conversa com a audiência, composta por estudantes da referida licenciatura, e falou sobre o seu percurso pessoal, académico e profissional. Posteriormente, Guto Lucena procedeu à exemplificação prática de alguns exercícios instrumentais com o objectivo de enquadrar os alunos no desenvolvimento das suas competências de improvisação.

Guto Lucena em palco com estudantes da licenciatura. (Fotografia de Jorge Carvalho, 2018)

Na masterclass do dia 23, o objecto de estudo foi a música improvisada brasileira, com especial incidência no músico Hermeto Pascoal. Depois da audição de alguns temas, o orador levou para o palco um combo formado por estudantes que interpretaram algumas das peças escutadas.

Guto Lucena é um músico multi-instrumentista (saxofonista, flautista, clarinetista e compositor) que viveu e trabalhou em Portugal, durante os anos de 2000 a 2012, tendo participado na gravação de inúmeros trabalhos discográficos, nomeadamente com os Ficções, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Dulce Pontes, entre outros.

Esta iniciativa revela-se bastante importante na formação dos alunos, uma vez que os coloca em contacto directo com vários especialistas, proporcionando-lhes mais ferramentas de trabalho tanto a nível teórico como prático.

página web | calendário | fotogaleria
Print

Número de visualizações (172)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.