“Over Flow” – Da Universidade Lusíada para a Sala Oval do MAAT: na continuidade do workshop com Tadashi Kawamata & Os Espacialistas.

Autor: Os Espacialistas/segunda-feira, 8 de outubro de 2018/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
5.0
A exposição Over Flow do artista e docente Tadashi Kawamata inaugurou no dia 4 de Outubro de 2018 no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia). Os Espacialistas orientaram com o artista internacional o primeiro workshop interdisciplinar do MAAT para estudantes e profissionais de Arte e Arquitectura, de 28 a 31 de agosto, etapa final e fundamental da exposição do artista japonês, na medida em que as suas práticas artísticas envolvem processos colaborativos e participados.  

O evento foi coproduzido pelo MAAT, BoCA (Bienal de Artes Contemporâneas) e Universidade Lusíada. O campus da Quinta do Almargem, onde Os Espacialistas têm residência artística permanente, o L.Ar (Laboratório de Arquitetura e Arte), tornou-se assim o cenário de um aparatoso evento, todavia pautado pela informalidade e muito boa disposição, predicados de Tadashi Kawamata e do coletivo arquitectónico.

A atmosfera criada por ambos, no decorrer dos dias do workshop, a par do desenvolvimento do trabalho prático, os cinco protótipos e princípios de montagem da instalação artística, despoletou um processo gradual e continuado de compreensão do flagelo ecológico causado pela descartabilidade do plástico; a sua deriva nos oceanos, consciencializada através da produção e recepção da obra de arte. Neste sentido, a bióloga marinha Ana Pêgo, da Plasticus Maritimus, uma das participantes do workshop, deu também o seu contributo formativo, assim como Simão Acciaioli da Brigada do Mar. Houve ainda tempo durante os quatro dias de workshop para uma pequena visita com os participantes à Lisnave, local onde estiveram armazenados os materiais da exposição, após terem sido recolhidos da costa portuguesa, pelas várias associações de voluntários.

Imagens do workshop. (Fotografias d'Os Espacialistas e de Joaquim Matos Ferreira, 2018)

O workshop culminou na Sala Oval do MAAT, com uma última reflexão sobre a iluminação e entrega de certificados. A sessão de abertura contou com o Chanceler e Vice-Chanceler das Universidades Lusíadas, respetivamente, Prof. Dr. João Duarte Redondo e Prof. Dr. Ricardo Leite Pinto, assim como o Doutor Arqt. Pedro Gadanho, Diretor do MAAT e cocurador da exposição com a Doutora Marta Jecu, presente ao longo de todo o workshop. A curadora e o artista irão realizar visitas orientadas após a inauguração da exposição.

campus da Quinta do Almargem, como revelam as fotografias, não poderia deixar de ser o lugar mais adequado para testar as potencialidades formais da instalação artística. Atendendo, por exemplo, aos vários pontos de vista oferecidos pelos diferentes níveis altimétricos das galerias de acesso às salas de aula, sobre o espaço central, onde decorreram os trabalhos, permitindo deste modo ensaiar o que espacialmente sucede na Sala Oval do MAAT – Uma vez mais, Os Espacialistas cumpriram o seu desígnio: “descobrir a vocação artística do espaço”. A coordenação do workshop e instalação arquitectónica da exposição ficou assim a cargo do colectivo arquitetónico, cujo acompanhamento foi entretanto noticiado nos telejornais da cadeia televisiva SIC.
Print

Número de visualizações (380)/Comentários (0)

Os Espacialistas
Os Espacialistas>

Os Espacialistas

Other posts by Os Espacialistas

Please login or register to post comments.