Universidade Lusíada assina a Magna Charta Universitatum.

Autor: Ana Rita Ribeiro/segunda-feira, 1 de outubro de 2018/Categorias: Destaques, Notícias

Rate this article:
Sem classificação
No passado dia 18 de Setembro de 2018, o Magnífico Reitor da Universidade Lusíada (UL), Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins, esteve presente na cidade espanhola de Salamanca, onde assinou a Magna Charta Universitatum. A UL passa, assim, a fazer parte do grupo de mais de 850 instituições universitárias de 88 países signatárias deste documento.

A Magna Charta Universitatum foi assinada, pela primeira vez, a 18 de Setembro de 1988, na Universidade de Bolonha, por 388 reitores de universidades europeias. No seguimento das negociações para a supressão definitiva das fronteiras comunitárias, este carta definiu, como princípios fundamentais académicos, a liberdade académica, a preservação da autonomia institucional, a indissociabilidade entre a actividade docente e a investigação e a vontade de alcançar o saber universal. Presentemente, estes princípios foram também adoptados por universidades fora do espaço europeu.

Alguns dos reitores presentes na cerimónia de assinatura da Magna Charta Universitatum. (Autor anónimo, 2018)

A Cerimónia do 30.º aniversário da assinatura da Magna Charta Universitatum decorreu na Universidade de Salamanca, integrada no programa do aniversário dos 800 anos desta Instituição, e foi organizada por esta, pelo Observatório da Magna Carta e pela Universidade de Bolonha.

Todos os anos, o Observatório da Magna Carta organiza uma conferência internacional, este ano dedicada ao tema "University values in a changing world", e uma cerimónia que permite a inclusão de novos signatários ao documento original assinado em Bolonha.
Print

Número de visualizações (548)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.