Docentes da Lusíada actuam na European Jazz Conference.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 24 de setembro de 2018/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação
Os docentes da licenciatura em Jazz e Música Moderna, Prof. Doutor Jorge Miguel Cecília MonizMestre Mário Manuel Barrela da Silva Delgado, actuaram durante a European Jazz Conference, o principal certame ligado aos profissionais da indústria do jazz e seus agentes, que decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB), entre os dias 13 e 15 de Setembro de 2018.

O Professor Mário Delgado actuou com o seu trio TGB - sigla para tuba, guitarra e bateria - um projecto nascido em 2004, com o baterista Alexandre Frazão, o tubista Sérgio Carolino e o guitarrista Mário Delgado. O Professor Jorge Moniz acompanhou Beatriz Nunes, inserido no quarteto desta cantora, com o qual gravou o seu trabalho de estreia, "Canto Primeiro", em 2018.

Professor Mário Delgado em actuação com o seu trio TGB. (Fotografia anónima, 2018)
Professor Jorge Moniz em actuação com o quarteto de Beatriz Nunes. (Fotografia anónima, 2018)

Esta iniciativa, que conheceu em Lisboa a sua 5.ª edição, é a principal reunião anual do mercado ligado ao jazz e música criativa na Europa, dirigida particularmente aos promotores dos festivais de música, gestores culturais, agentes, jornalistas e outros actores-chave que contribuem para o desenvolvimento e manutenção do circuito de música jazz na Europa.

Neste evento, composto por visitas culturais, workshops, showcases de jovens músicos e concertos de músicos profissionais portugueses, foram discutidas as temáticas que estão a motivar as actuais transformações na dinâmica do sector. Nas conferências e grupos de discussão paralelos foram abordados, entre outros tópicos, as possíveis formas de colaboração e intercâmbio artístico, a partilha de conhecimento e experiência entre profissionais de música, as programações dos festivais de jazz e o impacto decorrente da introdução da tecnologia na música, sedimentada pelos "nativos digitais", designação alusiva às expectativas dos novos públicos e aos músicos nascidos na era digital.

A European Jazz Conference foi co-organizada pelo CCB, pela Europe Jazz Network e pela Associação Sons da Lusofonia, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Turismo de Lisboa e do Programa Europa Criativa da União Europeia.
Print

Número de visualizações (391)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.