A campanha "Setembro Amarelo" leva finalistas da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado) a participar em workshop sobre intervenção urbana na cidade de Beja.

Autor: Jorge Carvalho/segunda-feira, 10 de setembro de 2018/Categorias: Notícias, FAA

Rate this article:
Sem classificação
No âmbito do Projecto Aris, uma iniciativa da Associação ARIS da Planície, vai decorrer entre os dias 17 e 21 de Setembro de 2018, uma oficina de trabalho no Hospital Grande de Nossa Senhora da Piedade, em Beja, composta por uma turma de finalistas da licenciatura em Arquitectura (mestrado integrado), sob a coordenação dos docentes Prof. Doutor Arqt. Fernando Manuel Domingues Hipólito e Prof.ª Doutora Arqt.ª Helena Cristina Caeiro Botelho, com a finalidade de elaborar propostas para a reabilitação dos silos dos Moinhos de Santa Iria, em Beja.

Esta antiga unidade de moagem, situada na Rua da Lavoura, junto à estação de caminho-de-ferro de Beja, é actualmente propriedade municipal e foi construída nos anos 50, encontrando-se abandonada desde 1975, após um incêndio. A estrutura fabril em questão, em particular os silos, cilindros de betão com 40 metros de altura, têm sido usados para actos suicidas.

O workshop que decorre no mês internacional de luta contra o suicídio, associa-se, assim, ao Setembro Amarelo, uma campanha internacional de consciencialização sobre a prevenção do suicídio, com o objectivo de contribuir para a criação de uma cidade segura com espaços de encontro que combatam o isolamento das populações.

Este projecto, financiado pela Direção-Geral da Saúde e realizado em  colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Beja, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal de Beja (CMB), tem a finalidade de sensibilizar e capacitar a população para a prevenção precoce da depressão e está inserido no contexto da promoção da saúde mental e prevenção do suicídio na área geográfica do Baixo Alentejo.

No dia 21 de Setembro, a culminar o workshop, os resultados deste trabalho serão apresentados publicamente num debate intitulado "Espaços na prevenção do suícidio", que contará com a presença dos referidos docentes, entre outros, e terá lugar na Santa Casa da Misericórdia de Beja (Antigo Hospital), entre as 09H30 e as 12H30.

Nesta data, é também inaugurada uma exposição, patente ao público até ao dia 5 de Outubro, no edifício da Santa Casa da Misericórdia de Beja, com três propostas formuladas pelos alunos para a Rua da Lavoura.
Print

Número de visualizações (724)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.